COMO CONFIGURAR A PRODUTIVIDADE DO MOTORISTA

1.17 | Como configurar a produtividade do motorista e o valor adicional por faixa de KM

Telas envolvidas: 1.17 | 1.3 | 4.1 | 5.4.

1. Tela [1.17] – Produtividade de KM

  Cadastrar a regra de pontuação para a produtividade da seguinte forma:

    KM INICIAL: informar a partir de qual quilometragem o motorista vai começar a ganhar as pontuações que serão cadastradas abaixo.
 
    KM FINAL: informar até qual quilometragem o motorista vai ganhar as pontuações.
 
    PONTOS POR KM: determinar a quantidade de pontos por KM que o motorista vai ganhar se atingir a faixa de KM cadastrada.
 
    PONTOS POR KG: determinar a quantidade de pontos por KG que o motorista vai ganhar se atingir a faixa de KM cadastrada.
 
    PONTOS POR CUBAGEM: determinar a quantidade de pontos por METRO CÚBICO que o motorista vai ganhar se atingir a faixa de KM cadastrada.
 
    PONTOS POR ENTREGA: determinar a quantidade de pontos por ENTREGA que o motorista vai ganhar se atingir a faixa de KM cadastrada.

2. Tela [1.17] – Valor adicional por faixa de KM

Esta melhoria foi elaborada para atender a demanda dos clientes Fusion que precisam realizar o pagamento de valores adicionais aos motoristas de acordo com a faixa de quilômetros prevista na carga.

Como configurar e utilizar?

Primeiramente, o usuário deverá acessar a rotina 1.17 Produtividade por Faixa de KM e realizar a inserção de uma nova faixa de quilometragem, inserindo (no mínimo) os valores dos campos "KM Inicial", "KM Final" e o novo campo “Valor por KM”, conforme a imagem de exemplo abaixo.


Estas faixas serão utilizadas para definir o valor a ser paga ao motorista por km, e também irá compor o valor do frete.

Exemplo:
Se uma viagem a ser realizada levar 184km, se enquadrará na primeira faixa de km da imagem acima, e por tanto será multiplicado por “R$ 0,20”, que foi o valor definido por km. O resultado desta multiplicação é o valor adicional a ser pago ao motorista.

·        Este valor valor Adicional que será pago ao motorista, passará a ser exibido no novo campo “Custo Adicional KM”, presente na aba de “Outros Custos” das telas de roteirização das rotinas 3.1 Gestão das Cargas e 3.2 Formação das Cargas, conforme ilustrado abaixo.



Além disto, conforme supracitado,  este também será contemplado no cálculo do custo total da carga. Ou seja, o campo “Custo Total Carga”, será composto pela soma dos custos com a equipe, custos com o combustível e agora também com o custo do pagamento adicional por KM, assim como na imagem de exemplo abaixo.




Extração de relatório:

Por fim, para verificar o valor adicional a ser pago em cada romaneio, o usuário pode utilizar-se do "Relatório de Apuração de Frete - Transportadora", disponível através do caminiho: 
3.1 Gestão das Cargas/Relatórios/
 Relatório de Apuração de Frete – Transportadora e consultar os valores presentes na coluna “Valor Adicional KM”.



Obs: Não é obrigatório cadastrar todos os campos de pontuação. Só cadastrar as pontuação que de fato serão levadas em consideração na regra de produtividade da empresa.

3. Tela [1.3] – Filiais

- Definir os valores em R$ da bonificações:

    VALOR DA PREMIAÇÃO POR ENTREGA: o valor cadastrado será multiplicado pela quantidade de entrega da carga.

    VALOR PREMIAÇÃO POR PESO: o valor cadastrado será multiplicado pelo peso da carga.

    VALOR PREMIAÇÃO POR KM: o valor cadastrado será multiplicado pela quilometragem real da carga.

    VALOR PREMIAÇÃO POR CUBAGEM: o valor cadastrado será multiplicado pelo volume total da carga.

    PERCENTUAL PREMIAÇÃO VALOR CARGA: será cadastrado um percentual em cima do valor da carga.

4. Tela [4.1] – Monitoramento de cargas


    Para que a tela 5.4-Produtividade dos Motorista carregue as informações dos KM REALIZADO é necessário abrir sempre a tela 4.1- Monitoramento de Cargas para todas as cargas.

    Conforme a tela 4.1 é aberta, é calculado o km realizado com base nos pontos de rastreamento.

    Havendo pontos de rastreamento na tela, as pontuações de produtividade são calculadas e geradas na tela 5.4.


5. Tela [5.4] – Produtividade do motorista

    Após realizar todas as configurações informadas acima, pode realizar o acompanhamento da produtividade na tela 5.4









    • Related Articles

    • 1.3 | Onde é cadastrado o valor do litro do combustível

      Onde é cadastrado o valor do litro do combustível (GASOLINA/DIESEL/ADITIVO) Caminho: 1.3 – Filais – Editar ➔ Ao acessar a filial selecionada clicar em EDITAR, o valor do Litro do Combustível é cadastrado no Cadastro de Filiais: Preço Litro Diesel: ...
    • 3.2 | Inclusão de Pontos de Passagem

      Olá cliente Fusion, tudo bem? Sejam bem-vindos! Pré-requisito: Acesso ao menu de Formação de Cargas (3.2); Acesso ao menu de Parâmetros do sistema (1.99); Inclusão do Parâmetro 428 - ROT - PONTO DE PASSAGEM DE INÍCIO E DE FIM? com valor igual a S ...
    • 1.3 | Revisão do cadastro do filiais

      Pré-requisito Integração com o ERP realizada; Atividade O cadastro das Filiais está apresente no menu 1. Cadastros / 1.3 Filiais. Nele iremos informar valores que podem variar de acordo com a Filial, como valores de combustíveis, diárias, hospedagem, ...
    • 2.1 | Cadastro de clientes

      Características do Requisito Requisito Cadastro de Clientes Tela 2.Carteira de Clientes / 2.1 Cadastro de Clientes Módulo Carteira de Clientes Status do Documento REVISADO Escrito Por Gabriela Cavalcanti Data 25/10/2016 Introdução Esta manutenção ...
    • 2.5 | Adição de campo "valor" no relatório

      Chamados de Ref.: ENG-M-I146 / #36721 Motivo: Devido a solicitação de alguns clientes, foi adicionado ao grid da rotina "2.5 Tempo Médio de Entrega dos Clientes", o campo "Valor". Como Acessar? Tutorial em texto: Para visualizar a adição não é ...